7/23/2008

"a atitude de recomeçar é todo dia toda hora e se respeitar na sua força e fé e se olhar bem fundo até o dedão do pé"


Durante quatro longos anos eu morei fora de Blumenau, minha cidade tão provinciana e tão querida.
Foi uma experiência incrível, deu vontade de não voltar.
Ganhei autonomia, liberdade, jogo de cintura e alguns quilos.
Mas eu estava sufocando de saudade.
Saudade de ter por perto gente de verdade, não corpos sarados e conversas fiadas.
Claro que eu sentia falta da família, dos sobrinhos crescendo, dos pais envelhecendo sem a minha participação efetiva.
Mas as amigas eram um ponto crucial na minha pseudo-infelicidade.
Sentia saudade de abraçar, de jogar conversa fora sentada no murinho da rua bonita.
Sentia muita falta dos conselhos, dados sem pretensão e sem cobrança.
Nós somos amigas de longa data, amigas que não fazem pressão, que não ficam “de mal”.
Adultas, bem-resolvidas e felizes, acima de tudo.
Cada uma teceu seu caminho, com as pedras, os buracos, as escolhas e os amores que bem entendeu, mas sempre tendo as outras como suporte.
O fundamento das nossas vidas tem na sua essência os mesmos componentes: dignidade, força, lealdade e massa cinzenta. Não, nesse caso não é de cimento que estou falando. É conteúdo, é inteligência.
Elas são, pra mim, como uma folga na vida dura. São meu final de semana sem compromisso.
Elas são meu despertar sem pressa, num domingo com clima de páscoa.
São calor de festa com gente suada e divertida, são o chocolate com café que eu tanto gosto.
A maioria delas está bem próxima do meu sorriso, do meu choro e da minha montanha russa emocional. E elas embarcam no carrinho da frente, porque são Divas essenciais na minha vida.
Outras, puxa, estão um pouco mais distante do meu abraço, mas conseguem mesmo assim compreender minhas dúvidas cruéis, minha vontade de bater, minha vontade de chorar!
De qualquer forma são MINHAS, de mais ninguém.
E sem aviso prévio elas me resgatam da rotina, elas me salvam da tristeza e das neuroses virginianas. E mais um dia o sol se esconde pra lua aparecer. E se faz noite no reino encantado da Dona Baratinha.
Amigas que eu trago com todo cuidado dentro das palavras que escrevo, só pra dizer, obrigada!
Só pra dizer que sem vocês a vida estaria muito difícil.

Tudo isso só pra dizer que amo vocês!


- na foto estão as de perto: Silvana, Priscila, Andreza, Morgana.
- mas esse texto vale também para as de longe: Paula, Sabrina, Luana e Telme

6 comentários:

Unknown disse...

coisa linda da sil. amo-te (e blá, blá, blá). e fiquei toda emocionada, arrepiada e feliz, pq você faz parte da minha história, da minha vida. amo-te mais ainda. sua vaca velha nojenta.

Bem Resolvida disse...

LINDA tua homenagem. Fico feliz que vc encontrou na sua vida mulheres/amigas/irmãs especiais.

Bjs :P

Paz e amor! disse...

Minha amiga Fernanda Heloísa!

Ganhei meu dia - que já está muito feliz - ao ler teu texto! Há tantas razoes pra responder pra ti.
Acho q somos pessoas extremamente sortudas, por termos até hoje uma amizade assim tao forte, bonita, prolongada, engraçada, sincera, inteligente! A gente põe as quatro famosas do Sex&the City no chinelo, com exceção ao fato de que elas podem usar Manolo Blahnik, Louis Vuitton, Armani... ops, a Andreza deve usar... né!?
Além dessa felicidade por eu ter na vida amigos que para a maioria dos mortais é tema de ficção, devo ainda dizer que TU ÉS MUITO TALENTOSA! A Professora Marli, com todo o gabarito que a competência e a experiência lhe concederam, foi muito sábia ao dizer: “- Temos aqui uma escritora!” E isso foi em 1995, né!? De lá pra cá tua habilidade e, sobretudo tua sensibilidade, esse ingrediente indispensável para os grandes escritores, evoluíram de forma magistral! E que maravilha poder acompanhar isso! Poxa, Fê! Podes ter certeza de que as meninas que estão na foto (falando nisso, que linda aquela de camisa verde e que está segurando uma colher...rs....) e as que não estão, pensam o mesmo de ti! És uma raridade...uma bela raridade! Torço muito por ti! To sempre na arquibancada segurando uma bandeira e vibrando por todas as tuas vitórias! E desejo milhares... Te adoro, minha amiga e DIVA, Fernanda Heloísa!

beijos da Morgana Carina :)

disse...

Ok, lenços, please! (Tô tão carente de vcs).
Amiga, sim, eu que estou um tantinho distante sinto tanta, tanta falta das minhas amigas Divas lindas e poderosas. Sim, pq mesmo tão diferentes nos entendemos e nos amamos tanto. Obrigada Fê, por conseguir epressar de uma maneira tão linda a nossa amizade. (Faço minhas as palavras da Morgui,que é o máximo tOO)
Ah, e estarei sempre presente aqui, pq amo este momento de ler suas memórias, suas histórias, suas incertezas.
Amo-te

disse...

Ps. Sativa é a Ina, tá!
Ps2. A foto tá tudo.

Paula Braun disse...

Que lindo! Tenho tantas saudades dos que estão longe que acabo sofrendo. Pelo menos a paula tá por perto.
Beijo querida. Linda demais sua homenagem.